SONY DSC

O Educandário possui um convênio firmado entre o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o Goethe-Institut São Paulo, o Departamento para Ensino de Alemão no Exterior (ZfA) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) denominado ‘Escolas: uma parceria para o futuro’, e tem como foco principal a criação de vínculos férteis e duradouros entre a Alemanha, escolas convidadas, professores e alunos, com forte intercâmbio de ideias, cooperação cultural, formação continuada para docentes e discentes, além da preparação de nossos jovens para uma melhor qualificação profissional.

Os alunos participantes concorrem a bolsas de estudos anuais na Alemanha, com duração média de 03 (três) semanas por ano, além de poderem optar pela realização de cursos universitários naquele país.

Trata-se de uma oportunidade ímpar de crescimento individual nos mais variados campos do ser e do saber. Entretanto, é oportuno lembrar que assumiremos, todos nós – escola, alunos integrantes do projeto e suas famílias – grandes responsabilidades. As vagas são limitadas, e todos os interessados são submetidos a uma seleção, em cujo processo, a cargo do Goethe-Institut São Paulo, poderemos apenas opinar.

O curso de Alemão básico é ofertado apenas para alunos das turmas de 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental têm a duração de 03 (três) anos e é ministrado gratuitamente, em duas aulas semanais, com duração de 01 (uma) hora cada uma.

Há uma sala exclusiva para essas aulas, equipada com todos os recursos disponíveis: computadores, internet, TV com canais internacionais, lousa eletrônica, etc. Nossos professores, uma brasileira com formação na Alemanha e um alemão que reside no Brasil, já foram entrevistados pelo próprio Goethe-Institut São Paulo e encontram-se plenamente habilitados para o desenvolvimento de todas as atividades inerentes ao curso.

O QUE É O PASCH

A iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH) engloba cerca de 1.500 escolas nas quais o alemão como língua estrangeira tem grande prioridade. O projeto PASCH deseja despertar o entusiasmo dos alunos para a língua e a cultura alemãs, bem como para o estilo de vida do país. Jovens estudantes de alemão de todo o mundo devem ser capazes de se reunir em uma troca de vivências aberta e animada.

PASCH apóia o aprendizado da língua alemã nas escolas de várias formas. Os alunos podem, por exemplo, prestar as provas “Fit in Deutsch” do Goethe-Institut ou o Diploma de Língua Alemã da Conferência Permanente dos Ministérios de Educação e Cultura. A iniciativa também apóia professores para promover o ensino da língua alemã de forma criativa e orientada para a ação – por exemplo, com material didático atualizado e na forma de projetos de teatro, música e jornais estudantis. Alunos interessados vão para cursos de língua na Alemanha e, além disso, há bolsas de estudos para graduados que também desejem estudar lá. Mais de 10 alunos do Educandário Santa Maria Goretti já receberam bolsas de estudos para o intercâmbio. Também os professores dispõem de uma oferta diversificada de formação continuada, visando estarem sempre atualizados.

Para maiores informações, visite o website www.pasch-net.de