Projeto Reconhecendo o Nordeste

Os alunos do ensino médio realizaram durante dois meses o Projeto "Reconhecendo o Nordeste", que foi desenvolvido todas as quartas-feiras, nas aulas de sociologia.

Os alunos do ensino médio realizaram o Projeto “Reconhecendo o Nordeste”, que foi desenvolvido todas as quartas-feiras, durante dois meses, nas aulas de sociologia, com o objetivo de criar uma apreciação da identidade cultural nordestina. A primeira equipe estreou apresentando aspectos culturais do Ceará, com músicas do Belchior, Fagner e Wesley Safadão, degustação de comidas típicas, jogos com vocabulário do estado e o artesanato da região.

A equipe seguinte, do 2º ano “A” , apresentou as riquezas culturais do Piauí, como as esculturas de Mestre Expedito e da Serra da Capivara, as pinturas de Nonato de Oliveira e Moisés Rêgo, o artesanato feito com palha de buriti, a literatura piauiense, com os autores O. G. Rêgo de Carvalho e Assis Brasil, a culinária típica, como Maria Isabel, creme de galinha, paçoca, doce de caju e cajuína. Com esse monte de coisa linda, impossível não se contagiar com o piauiês!

A equipe do 2º ano B que ficou responsável por pesquisar a identidade da Bahia fez uma grande exposição sobre a cultura do Estado. Foram homenageados os estilos de música Axé e MPB, o olodum, a capoeira, o candomblé, autores do cânone nacional, como Jorge Amado e Castro Alves, e a culinária baiana, como o vatapá, o acarajé e a cocada.

O grupo do 2º ano B1, responsável por apresentar aspectos culturais da Paraíba, fez sua exposição na quarta do dia 04/10, mostrando particularidades do estado, como a religião, a culinária típica, a variação linguística, músicas e personalidades paraibanas relevantes.

Dando seguimento ao Projeto, a equipe do 1º ano B do Ensino Médio ficou responsável por fazer uma exposição sobre a identidade cultural do Maranhão. Este grupo explorou as peculiaridades da culinária maranhense, trazendo para a exposição produtos como juçara, bolinho maranhense, musse de bacuri, bolo cacete, carne de sol com macaxeira e guaraná Jesus. Além da culinária, o grupo pesquisou sobre a literatura, trazendo obras de autores como Ferreira Gullar, Aluísio Azevedo e Gonçalves Dias. Também apresentaram o Boi Bumbá e ritmos musicais, como o reggae e o forró.

Na sequência do Projeto, o grupo do 1º ano A ficou responsável por apresentar a identidade cultural do estado de Alagoas, mostrando a culinária típica do estado, como bolo de milho e doce de caju, a resistência do Quilombo dos Palmares, a população indígena e a literatura com o autor Graciliano Ramos.

A segunda equipe do 1º ano A do EM fez uma mostra cultural do estado de Pernambuco. A equipe apresentou produtos típicos da culinária, como tapioca recheada, o frevo como a dança típica do estado, além de uma homenagem a ícones da música, como Alceu Valença e Luís Gonzaga, e à Literatura, como Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.

Para finalizar, a segunda equipe do 1º ano B EM foi encarregada de apresentar a cultura do estado do Rio Grande do Norte. A equipe fez uma mostra da cultura potiguar, apresentando nomes da música, como Dorgival Dantas e Xand Avião, da literatura, como o folclorista Câmara Cascudo, personalidades da mídia e do basquete, como Tadeu Schmidt e Oscar Schmidt, expôs sobre aspectos regionais, como o maior cajueiro do mundo e a requintada culinária, com pratos típicos, como arroz, doce, escondidinho, paçoca e produtos derivados do caju.

Tags: