Informativo ENEM 2014

Veja informativo sobre os resultados do ENEM 2014.

No início de agosto, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou os resultados do ENEM 2014 (www.inep.gov.br) – edição que contou com a participação efetiva de 8 milhões e 500 mil candidatos –, para as 15.640 escolas inscritas, apresentando as médias das provas objetivas e da prova de redação.

Este ano, foram publicadas informações bem mais detalhadas sobre o desempenho das instituições de ensino, categorizando-as, inclusive, por faixas de alunos participantes, conforme apresentado a seguir:

Screenshot1

Considerando esses critérios, são as seguintes as características do Educandário Santa Maria Goretti no certame de 2014:

Screenshot2

A observação desses dados possibilita uma análise mais detalhada da situação das instituições de ensino. Nesse sentido, as informações referentes ao desempenho do Educandário permitem as seguintes avaliações:

1. Média considerando todas as escolas, independentemente do número de alunos escritos:

Média na Prova Objetiva: 690,34

Média na Prova de Redação: 800,38

Média Geral (média entre o resultado das Provas Objetivas e o da Redação): 745,36

Esses resultados fizeram com que alcançássemos a segunda melhor colocação geral do Piauí entre as escolas que possuem uma única unidade e a vigésima sexta no Brasil.

É importante frisar ainda o bom desempenho da escola na Redação, haja vista a nota dessa disciplina ser imprescindível para a composição dos escores finais dos alunos e decisiva na distribuição das vagas universitárias. A produção escrita assume uma função de avaliar não apenas competências atreladas à confecção de texto argumentativo em norma culta da língua portuguesa, mas mede também a consolidação e a capacidade de articulação dos saberes adquiridos ao longo da formação na Educação Básica. Como lugar de convergência de conhecimentos, o texto é, portanto, lugar privilegiado para se confirmar – ou não – a solidez do aprendizado, resultando também daí sua grande importância para o Exame. Esse desempenho impulsionou significativamente nossas aprovações nos vestibulares pelo Brasil.

2. Média entre as escolas que possuem de 31 a 60 alunos

Considerando a média geral do Educandário (745,36) e a faixa em que se situam apenas escolas com 31 a 60 alunos, alcançamos a primeira colocação no Piauí e oitavo lugar no Brasil.

Além de nossa alegria com os resultados, renovamos o nosso compromisso, firmado há 45 anos, de construirmos uma instituição com filosofia de ensino e projeto pedagógico que valorizam a capacidade de inclusão e diálogo com a sociedade.

Screenshot3

Veja relação de Aprovados do 3º Ano do Ensino Médio em 2014

Tags:

Join the Conversation