O Educandário Santa Maria Goretti está estabelecido na cidade de Teresina, Estado do Piauí, desde 1971 e se constitui em uma instituição escolar de direito privado, enquadrada na categoria particular.

As atividades do Educandário Santa Maria Goretti foram iniciadas em 1971, com duas turmas de Alfabetização, sendo que, nos anos subsequentes, foram acrescidas as séries anteriores e posteriores, permanecendo com as turmas correspondentes à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental da primeira à quarta série até o ano de 1993.

Em 1994, atendendo à solicitação da comunidade, desejosa de que seus filhos prosseguissem seus estudos na mesma instituição, o Educandário Santa Maria Goretti passou a oferecer, com implantação gradual, o ensino de quinta à oitava série do Ensino Fundamental.

Em 1998, então, ainda buscando contemplar a vontade de pais e alunos, interessados na continuação dos estudos com a mesma proposta pedagógica, o Educandário Santa Maria Goretti implantou o primeiro ano do Ensino Médio, cujas séries avançaram nos dois anos posteriores, de tal modo que o colégio passou a abarcar todas as etapas da Educação Básica.

Hoje, completando quarenta e sete anos de vigorosa atuação no sistema educacional piauiense, o Educandário Santa Maria Goretti busca constantemente incorporar à sua proposta os mais modernos saberes pedagógicos sem, contudo, desviar-se de seus valores centrais, que o projetaram – estadual e nacionalmente – como uma escola de excelência.