Escola – Espaço de Construção de Valores

A combinação entre o conteúdo curricular e a educação em valores e sentimentos sempre fez parte da pedagogia adotada pelo Educandário Santa Maria Goretti. Durante o ano letivo, realizamos aulas com dinâmicas de grupo, discutimos a necessidade de adotarmos atitudes de respeito, de solidariedade e de cooperação. Em vários momentos analisamos textos, documentários e filmes …   Read More

ubajara-promo3

A combinação entre o conteúdo curricular e a educação em valores e sentimentos sempre fez parte da pedagogia adotada pelo Educandário Santa Maria Goretti. Durante o ano letivo, realizamos aulas com dinâmicas de grupo, discutimos a necessidade de adotarmos atitudes de respeito, de solidariedade e de cooperação. Em vários momentos analisamos textos, documentários e filmes que proporcionaram o diálogo entre os conteúdos estudados em diferentes disciplinas e o tema cidadania, sobretudo, questões que problematizam os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser mudados.

Ubajara20Seguindo essa linha de trabalho, foi realizada uma excursão à Ubajara e Viçosa-CE com os alunos do 9º Ano. Os principais objetivos dessa atividade foram promover um momento especial de confraternização entre os alunos, no momento em que estão  encerrando o segundo ciclo do Ensino Fundamental, e culminar o projeto Interdisciplinar “Escola – Espaço de Construção de Valores”, no qual estão envolvidos alunos, professores e direção, cujo uma das características é o entendimento de que as atividades lúdicas, como viagens e aulas-passeios, são capazes de gerar momentos de expressão, de criação, de troca de informação e de amadurecimento emocional, estimulando a independência dos alunos e comportamentos positivos do domínio afetivo e cognitivo, além de marcarem a sua memória escolar.

Dois ônibus com 62 alunos e mais 8 monitores saíram do Educandário, na madrugada do dia 29/11, com destino a Ubajara – CE. Durante a viagem muita expectativa e animação. No primeiro dia o grupo visitou pontos turísticos de Viçosa, como a lagoa Pedro II, o centro histórico, a Casa de Licores e por último, para testar o preparo físico da galera, a subida de 334 degraus da escadaria que leva a Igreja do Céu. Fim do dia, chegou a hora de voltar ao Hotel Neblina, em Ubajara, tomar um belo banho e sair pra comer pizza… mas não seguiu a tradição de que tudo acaba em pizza, pois a noite estava apenas começando! Todos voltaram aos seus apartamentos e fizeram uma super produção para uma festa à fantasia. Durante a festa a diretora Tércia Leal junto com sua equipe preparou uma bela surpresa com valsa, bolo e chuva de papel picado para a aluna Laura Veríssimo, que fazia 15 anos, no dia 29/11.

Ubajara35No dia seguinte, muito cedo, a super Marília da TDF Turismo já estava distribuindo as camisetas padronizadas, que todos usaram durante o passeio no Parque Nacional de Ubajara. A visita ao Parque iniciou com uma trilha de 3 km, onde o grupo chegou até o topo da Cachoeira do Cafundó, uma vista de tirar o fôlego. Depois que todos admiraram e fotografaram, chegou a hora de voltar. Mais 3km  de caminhada na trilha e enfim uma lanchonete, uma pequena pausa para reabastecer os ânimos com algumas guloseimas.Em seguida, a tão esperada descida no bondinho até a gruta, nesse percurso, os alunos tiveram que se dividir em grupos menores para acompanhar e ouvir as informações do guia do Parque.

De volta ao hotel, um almoço com direito a bis e, após o almoço, um banho de piscina para relaxar, arrumar as bagagens (esquecendo alguns pertences) e voltar para Teresina, agora uma turma mais unida, mais amiga e que faz parte da história dos 40 anos do Educandário Santa Maria Goretti.

[nggallery id=6]

Tags:

Join the Conversation