Educandário realiza palestras com alunos do 6º ao 9º Ano

O Educandário realiza com os alunos do 6º ao 9º Ano um ciclo de palestras que acontecem no período de provas.

  Visando a fortalecer o vínculo entre o aluno e a escola, o Educandário está realizando um projeto com os estudantes do 6º ao 9º Ano, que consiste em um ciclo de palestras que acontecem sempre no período de provas.

  Os temas escolhidos para o debate são sugeridos pelos próprios alunos. Assim, os coordenadores, junto aos professores, à equipe de psicólogos e com a colaboração das diretoras Tércia e Amanda Leal desenvolvem as palestras, as quais acontecem na própria sala de aula ou no auditório do Educandário.

  Este mês os alunos do 6º e 7º Anos discutiram sobre o bullying e suas consequências. As atividades foram conduzidas pelas psicólogas do Educandário, Silvia e Sheila Lima.

  A psicóloga Silvia Lima destaca que “O bullying escolar é um fenômeno conhecido e abordado mundialmente, haja vista as consequências desastrosas que acarreta para um indivíduo. A escola, vista como uma instituição de ensino, estar comprometida com a aprendizagem e o bem-estar das crianças e adolescentes. Nessa circunstância, percebemos a importância de abordar a temática, tendo em vista que a prevenção começa pelo conhecimento. Estimular o respeito às diferenças dentro e fora do âmbito escolar propicia um ambiente seguro, sadio e saudável, onde se pode desenvolver habilidades intelectuais de forma prazerosa e eficaz.”

  Os alunos do 8º Ano assistiram a uma palestra sobre o uso de mídias sociais, ministrada pelas coordenadoras do Ensino Fundamental Socorro Santos (língua portuguesa), Lindalva Santos (história e geografia) e Elda Maria Rodrigues (coordenadora).

  Na ocasião, os estudantes assistiram a vídeos sobre as consequências do mau uso das redes sociais e os ministrantes apresentaram dados e desenvolveram reflexões sobre o uso desses sites de relacionamento pelos jovens e adolescentes. Os alunos tiraram dúvidas e contribuíram com depoimentos, fazendo do momento um diálogo leve e saudável com os professores.

  Quando indagada a respeito da importância desse projeto, Elda Maria Rodrigues defendeu que “a escola precisa manter firme os laços com os alunos, saber das necessidades deles e, principalmente, receber um retorno positivo dos alunos sobre o trabalho da escola como um todo. Depois que começamos com essas palestras, eles estão mais participativos e empolgados com as atividades escolares”.

 

 

Tags:

Join the Conversation