Dresden 2017

Texto da aluna Cecilia Rocha lima sobre a bolsa ganha para viagem à Alemanha em julho de 2017

57 bolsistas de 13 países distintos. Fomos todos para a Alemanha com um objetivo: aprender alemão. Mas nós aprendemos muito mais do que uma língua…
Todo dia era um novo aprendizado. Não só alemão, como também sobre respeito, educação, confiança e honestidade. A convivência com pessoas de diversas nacionalidades me fez perceber que apesar de diferentes culturas, somos todos iguais. Temos os mesmos problemas, os mesmos desejos e sonhos, as mesmas vontades… Fiz amizades com pessoas incríveis, e trouxe para o Brasil um pedacinho de cada uma delas, assim como também um pedacinho da Grécia, Itália, Croácia, India, Indonésia, Estados Unidos, República Tcheca…
Os conhecimentos e aprendizados que adquiri me transformaram em uma pessoa independente e com a mente mais aberta. Diferentemente do que eu acreditava, a minha vontade de aprender alemão só aumentou, fazendo cada minuto dessa viagem incrível valer a pena. Aquelas 3 semanas foram como um suspiro, mas é o que dizem: o que é bom dira pouco, mas dura o tempo suficiente para ser inesquecível!
Espero algum dia voltar para Dresden, capital da Saxônia, cidade linda e impecável, banhada pelo rio Elba e cheia de cenários encantadores. A sua história -sobre os reis e sua completa destruição na 2ª Guerra Mundial- e os belíssimos monumentos com arquitetura barroca me deixaram apaixonada desde o momento em que eu cheguei.
Sou muito grata ao Pasch e ao Goethe- Institut por essa experiência única e especial, que me transformou como pessoa… Me despedi de Dresden e da Alemanha com um aperto no coração, mas com a certeza de que um dia eu irei voltar,
Auf Wiedersehen Deutschland!

 Cecilia Rocha lima

Tags: