Dia Nacional da Poesia

Em março se comemoram o Dia Nacional (14) e o Dia Mundial da Poesia (21). A data nacional é em homenagem ao poeta abolicionista Castro Alves. Atividades por todo o Brasil marcam as datas. A poesia nasceu na Grécia, berço da Civilização Ocidental, como poiesis...

Em março se comemoram o Dia Nacional (14) e o Dia Mundial da Poesia (21). A data nacional é em homenagem ao poeta abolicionista Castro Alves. Atividades por todo o Brasil marcam as datas.

A poesia nasceu na Grécia, berço da Civilização Ocidental, como poiesis (poihsiV), com Homero, através da “Ilíada” e da “Odisséia”. A 30ª sessão da Conferência Geral da Unesco (Paris, 1999) proclamou o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia. A data escolhida foi o do início da Primavera no Hemisfério Norte, que começa dependendo do ano, no dia 21 ou 22 de março.

No texto, a Unesco aborda a valorização de poetas nacionais cuja lembrança, data de nascimento ou morte estejam sendo comemorados. Assim, o Dia Nacional da Poesia no Brasil foi criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

O poeta abolicionista

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos” em função da sua luta pela abolição da escravidão. Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera. Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.

Entre os objetivos da iniciativa da Unesco está o incentivo e reconhecimento da poesia regional, nacional e internacional; desencadear processos que devem servir para apoiar a diversidade lingüística e cultural, utilizando a expressão poética; e oferecer a línguas ameaçadas de extinção a oportunidade de serem ouvidas na comunidade internacional. Como o dia 21 de março já é dedicado à eliminação de qualquer forma de preconceito, pode-se considerar uma associação dos temas para a comemoração.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=149235
Tags:

Join the Conversation