Dia do Índio

No Brasil há cerca de 246 povos indígenas, que falam aproximadamente 150 línguas, de acordo com os dados do portal do Instituto Socioambiental

No Brasil há cerca de 246 povos indígenas, que falam aproximadamente 150 línguas, de acordo com os dados do portal do Instituto Socioambiental (ISA). Cada etnia possui uma identidade, rituais, modo de vestir e de viver próprios.

Esses povos já habitavam as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Sua cultura, que se baseia fundamentalmente na relação do homem com a natureza, um exemplo de sustentabilidade, foi bastante modificada com a colonização portuguesa. No entanto, suas raízes culturais ainda permanecem vivas na descendência dos grupos indígenas remanescentes, além de ser a matriz cultural de todo o povo brasileiro, por isso devem ser preservadas.

A criação de uma data comemorativa para o Dia do Índio tem o objetivo de reconhecer a importância dos povos indígenas, tanto para incentivar a conservação da diversidade social e cultural no nosso país, quanto para garantir a sobrevivência desses grupos étnicos. Por esse motivo, o dia 19 de abril foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1943 como o Dia do Índio, com a função de estimular a valorização dos direitos dos grupos indígenas no Brasil.

Aqui no Educandário Santa Maria Goretti, o dia 19 foi lembrado por meio de diversas atividades lúdicas para incentivar os alunos a refletirem sobre a cultura indígena e sua história.

Tags:

Join the Conversation