Dia 22 de Agosto – Dia do Folclore

O que se chama folclore é um conjunto de costumes e tradições de uma nação passados de geração em geração, variando de acordo com a formação cultural de um povo. O folclore pode se apresentar em forma de músicas, danças, crenças, mitos, lendas, culinária, artesanato, trava-línguas, superstições, brinquedos ou qualquer outro tipo de atividade de …   Read More

folclore-promoimage

O que se chama folclore é um conjunto de costumes e tradições de uma nação passados de geração em geração, variando de acordo com a formação cultural de um povo. O folclore pode se apresentar em forma de músicas, danças, crenças, mitos, lendas, culinária, artesanato, trava-línguas, superstições, brinquedos ou qualquer outro tipo de atividade de caráter popular. Em geral, as manifestações folclóricas do Brasil mesclam a cultura dos indígenas, dos europeus e dos africanos.

Na semana do folclore, a biblioteca do Educandário foi caracterizada com figuras conhecidas do folclore brasileiro para receber os alunos do Ensino Fundamental. Na sexta-feira, as professoras do 1º e 2º ano (E.F) levaram as turmas para uma atividade lúdica conduzida pela professora de Educação Física. A vivência folclórica teve início na biblioteca, onde os alunos conheceram um pouco sobre os personagens, as cantigas de roda, as adivinhações, ouviram histórias e lendas piauienses.

A atividade foi finalizada no pátio, ao ar livre. As crianças formaram um círculo em volta do boi, dançaram e tocaram instrumentos de percussão para ressuscitar o boi, vivenciando a dramatização de lenda do Boi-Bumbá.

Tags:

Join the Conversation