Com o objetivo de “educar para a cidadania”, promovendo o desenvolvimento integral do aluno, o Educandário atua nas três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

          Para fazer parte do corpo discente da escola, há um processo avaliativo a partir do segundo ano do Ensino Fundamental até o segundo ano do Ensino Médio, composto por provas escritas de conhecimento e análise dos históricos escolares.

Na Educação Infantil, a matrícula é direta, respeitando o número de vagas oferecidas e a idade mínima legalmente exigida. Pedimos aos responsáveis que visitem o Anexo II do Educandário (prédio da Educação Infantil) juntamente com as crianças e agendem com a direção o Período de Adaptação, que poderá ocorrer durante os meses de outubro e novembro. O objetivo de promover visitas da criança na escola antes de seu ingresso definitivo é facilitar a acolhida no ano seguinte e promover uma maior integração com a equipe pedagógica.

          Para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental, há um teste de prontidão, através do qual serão avaliados o desempenho na leitura, interpretação e produção de texto, além das noções matemáticas do aluno.

          Veja ao lado o edital para admissão de alunos em 2018 e abaixo os conteúdos programáticos para os testes de sondagem por série.

Conteúdos programáticos do teste seletivo

     Os conteúdos selecionados para esta programação assinalam pontos fundamentais do conhecimento que os candidatos às vagas para 2018 devem ter em Língua Portuguesa e Matemática.

     Portanto, as questões da avaliação de admissão têm como finalidade fazer uma verificação de aprendizagem relacionada, evidentemente, ao ano que o aluno cursou.

          Espera-se que o aluno realize as avaliações com tranquilidade, a fim de que possa, em breve tempo e com muita alegria, compor o corpo discente do Educandário Santa Maria Goretti.

          Incluímos nesses roteiros de estudo somente os conteúdos indispensáveis para que o candidato possa acompanhar o nosso nível de ensino/aprendizagem.

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO

Leitura – Interpretação de textos poéticos e narrativos / Comparação entre textos estruturados em forma de poesia e de narrações / Elaboração de respostas completas / Opinião acerca de uma proposta / Construção de um pequeno texto.

GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA – Gramática aplicada aos textos / Alfabeto / Palavras quanto ao número de sílabas / Separação silábica / Ortografia.

MATEMÁTICA

Numeração de 1 a 1000. Escrita dos numerais. Leitura dos números. Adição e subtração – Probleminhas. Números pares e números ímpares – sucessor e antecessor de um número. Sistema de numeração decimal: unidade, dezena e centena.

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO

Leitura – Compreensão de textos / Noções sobre a estrutura de textos poéticos e narrativos / Comparação entre as formas de organização de textos / Elaboração de frases / Opinião acerca de um determinado tema.

PRODUÇÃO DE UM TEXTO: (aspectos estruturais, gramaticais e ortográficos).

GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA – Alfabeto / Sílabas: classificação quanto ao número e à tonicidade / Acentuação / Pontuação / Tipos de frases.

MATEMÁTICA

Sistema de numeração decimal: ordens e classes; leitura dos numerais, composição e decomposição, antecessor e sucessor, numerais ordinais, pares e ímpares. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplica- ção e divisão. Identificação dos termos de cada operação – nome de cada um. Problemas envolvendo as 4 operações

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Leitura e compreensão de textos / Diferenciação entre as estruturas de textos poéticos, narrativos e informativos (respostas completas aos questionamentos) / Opinião sobre temas propostos.

PRODUÇÃO DE TEXTO (aspectos estruturais, gramaticais e ortográficos.)

GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA – Alfabeto: maiúsculo e minúsculo; ordem alfabética; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafos. Sílabas: separação e classificação de sílaba; Sílaba tônica. Acentuação. Uso do til. Pontuação. Tipos de frases. Classes gramaticais: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. Concordância nominal. Conjugação de verbos nos tempos: presente, pretérito e futuro do modo indicativo, Sujeito e predicado.

MATEMÁTICA

Conjunto. Sistema de numeração: ordenação crescente e decrescente. Antecessor e sucessor. Numerais ordinais. Numerais pares e ímpares. Sistema de numeração decimal: ordens e classes. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação por um ou por dois algarismos. Divisão por um algarismo. Termos das operações. Prova real. Problemas envolvendo as 4 operações. Expressões numéricas.

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO

Leitura – Compreensão de textos / Vocabulário / Interpretação de textos narrativos, poéticos e informativos / Intertextualidade / Elementos estrutu- rais das narrativas (personagem, local, tempo, narrador) / Formação de tex- tos poéticos: versos e estrofes / Aplicabilidade dos textos informativos / Opinião sobre um tema proposto.

PRODUÇÃO DE TEXTOS (aspectos estruturais, gramaticais e ortográficos) GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA – Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafos. Divisão e classificação de sílaba. Tonicidade. Notações léxicas. Pontuação. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Numeral. Pronome. Verbo. Conjugação de verbos regulares no modo indicativo. Advérbio. Preposição. Interjeição. Sujeito e predicado. Concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Conjunto. Sistema de numeração: antecessor, sucessor, numeração (ordinais e romanos). Sistema de numeração decimal. Valor absoluto e valor relativo. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação por um e por dois algarismos. Divisão por um e por dois algarismos. Termos, propriedades, prova real, prova dos noves. Problemas envolvendo as 4 operações. Divisibilidade por 2, 3 e 5. Múltiplos e divisores. Expressões numéricas. Valor do número desconhecido. Números fracionários: representação gráfica, termos, leitura e escrita. Adição, subtração, multiplicação e divisão com frações. Sistema métrico decimal.

PORTUGUÊS
I. Leitura oral e compreensão de textos. Ditado. Treinos ortográficos.

II. Fonética:
ortografia; acentuação gráfica; encontros vocálicos; encontros consonantais; divisão silábica; tonicidade.

III. Morfologia: substantivo; adjetivo; artigo; pronome e verbo – (conceito, classificação e flexão). Conjugação de verbos nos tempos dos modos indicativo e subjuntivo. Análise morfológica das respectivas classes de palavras. IV. Análise sintática dos termos essenciais da oração – período simples e pontuação.

MATEMÁTICA
I. Conjuntos: representação, tipos, relação de pertinência e subconjuntos. União, interseção e diferença.

II. Números naturais: leitura e escrita; representação; sistema de numeração; ordem, classe; valor relativo e valor absoluto; operações fundamentais; problemas e expressões numéricas.

III. Divisores de um número: máximo divisor comum (MDC).

IV. Noções de divisibilidade.

V. Múltiplos de um número: mínimo múltiplo comum (MMC).

VI. Números racionais ou fracionários; representação, leitura e escrita. Classificação das frações (própria, imprópria e aparente). Simplificação, redução, comparação e transformação de frações. Operação com frações (adição, subtração, multiplicação e divisão).

VII. Sistema métrico decimal.

VIII. Introdução à geometria.

PORTUGUÊS
I. Leitura e análise de textos diversos.
II. Redação: gênero textual (relato pessoal); produzir relato de uma experiência vivida (viagem, comemoração de uma data festiva, aula passeio, momento de lazer etc.)
III. Análise linguística: variedades linguísticas na construção do texto: classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio) — Esses conteúdos serão aplicados em reescrituras de textos com variação das palavras em gênero, número, tempo e pessoa; flexão e concordância. Fonologia (encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, divisão
silábica, tonicidade, acentuação gráfica).

MATEMÁTICA
I. Noções básicas de conjuntos.
II. Os números naturais – operações e propriedades.
III. Potenciação no conjunto dos naturais.
IV. Radiciação no conjunto dos naturais.
V. Múltiplo e divisores no conjunto dos naturais. Divisibilidade. Decomposição em fatores primos.
VI. Mínimo múltiplo comum
e máximo divisor comum no conjunto dos naturais.
VII. Números fracionários: operações, propriedades, problemas com números fracionários.
VIII. Números decimais: frações decimais, operações com frações decimais,
dízimas periódicas, problemas com números decimais.
IX. Introdução à geometria: ponto, reta, plano, ângulos, introdução ao estudo dos polígonos,
medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade e massa com transformações e aplicações. Medidas de tempo.

LÍNGUA PORTUGUESA
I. Leitura e análise de textos diversos.

II. Redação: gênero textual (carta pessoal); escrever carta apresentando as seguintes partes: local e data, saudação, corpo da carta (assunto), despedida e assinatura.

III. Análise linguística: variedades linguísticas na construção do texto: análise sintática do período simples (termos essenciais – tipos de sujeito e predicado; termos integrantes – complementos verbais, complemento nominal, agente da passiva; termos acessórios – adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto; vocativo); • Análise morfossintática • Pontuação (emprego de pontuação em reescritura de textos). • Fonologia (divisão silábica, tonicidade,
acentuação gráfica).

MATEMÁTICA
I. Números inteiros: conceitos básicos, operações – propriedades. Potenciação, raiz quadrada, expressões numéricas.

II. Números racionais: conceitos básicos, operações – propriedades. Potenciação, raiz quadrada, Médias aritmética e geométrica.

III. Cálculo algébrico: expressões algébrica e literais – operações.

IV. Equações do 1o grau com uma e com duas variáveis. Resolução e problemas.

V. Inequações do 1o grau com uma variável. Resolução e problemas.

VI. Razões e proporções: definições, propriedades. Problemas envolvendo razões e proporções.

VII. Números e grandezas proporcionais. Problemas.

VIII. Regra de três simples e composta: definições e problemas.

IX. Juros simples e percentagens: definições e problemas.

X. Introdução à geometria: ângulos – elementos e conceitos básicos, medidas de ângulos, operações, ângulos complementares, suplementares e replementares, áreas de figuras planas.

PORTUGUÊS
I. Leitura e análise de textos diversos.

II. Redação: gênero textual (carta do leitor), produzir a partir de reportagem ou notícia dada, apresentando as seguintes partes: local e data, saudação, corpo da carta (assunto), despedida e assinatura; com a finalidade de elogiar, criticar, sugerir ou simplesmente comentar o assunto.

III. Análise linguística: variedades linguísticas na construção do texto: sintaxe (período simples – análise dos termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios); (período composto – análise das relações de coordenação e subordinação). Pontuação (emprego de pontuação em reescritura de textos) / Fonologia (divisão silábica, tonicidade, acentuação
gráfica).

MATEMÁTICA
I. Números reais: conceitos básicos, operações em IR. A reta Real. Módulo de um número real.

II. Potenciação e radiciação em IR: Conceitos básicos, propriedades.

III. Cálculo algébrico: estudo dos monômios e dos polinômios. Operações – propriedades.
Produtos notáveis, fatoração, MDC e MMC de monômios e de polinômios.

IV. Equações fracionárias, equações literais. Sistemas de equações do 1o grau com duas variáveis – métodos algébricos e método gráfico, de soluções. Problemas do 1o grau
com duas variáveis.

V. Introdução à geometria: conceitos básicos. Ponto, reta, plano, posições relativas de retas e planos, estudo geral sobre ângulos, paralelismo de retas – postulados, elementos de um triângulo – cevianas, classificação, tipos, quadriláteros – ângulos interno e externo, diagonais, propriedades, polígonos – tipos, diagonais, ângulos internos e externos. Circunferência
e círculo – corda, posições relativas de retas e circunferências, tangentes à circunferência. Arcos e ângulos.

PORTUGUÊS
I. Leitura e interpretação de textos: linguagem conotativa e denotativa. Sinonímia, antonímia. Plurissignificação de linguagem.

II. Produção de texto: narração ou dissertação (serão avaliados os seguintes aspectos: clareza, coerência, coesão textual, ortografia, construções sintáticas, pontuação, acentuação gráfica, estrutura do texto narrativo / estrutura do texto dissertativo. Parágrafo, estrutura do parágrafo.)

III. Morfossintaxe: período simples (termos da oração); período composto (coordenação e subordinação).

IV. Colocação pronominal.

V. Regência.

VI. Concordância.

VII. Funções do “que” e do “se”.

MATEMÁTICA
I. Potenciação e radiciação: conceitos, operações, propriedades.

II. Conjuntos: conceitos básicos, operações – propriedades.

III. Conjuntos numéricos: N, Z, Q, R – operações e propriedades.

IV. Relações binárias: conceitos básicos, elementos de uma relação, relação inversa.

V. Introdução ao estudo das funções: conceitos básicos, gráficos.

VI. Funções: Constante, Afim e Quadrática: caracterização, gráficos, equações e inequações do 1o e 2o graus (tipo simples).

VII. Introdução à Geometria Plana: conceitos primitivos, ângulos, triângulos – congruência, semelhança, relações métricas, quadriláteros, polígonos regulares, circunferência e círculo, áreas de figuras planas.

QUÍMICA
I. A matéria e suas transformações: os estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Transformações da matéria. Substâncias e misturas. Processos de separação de misturas.

II. A constituição da matéria: modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford. Principais características do átomo e suas relações. Modelo atômico de Rutherford e Böhr. Modelo atômico atual. Distribuição eletrônica em níveis e subníveis.

III. A Tabela Periódica: a Tabela Periódica atual. Classificação dos elementos. Propriedades Periódicas.

IV. Ligações Químicas: ligação iônica. Ligação covalente. Número de oxidação.

V. Funções Inorgânicas: ácidos, bases e sais: definição segundo Arrhenius e nomenclatura. Óxidos: definição e nomenclatura dos principais óxidos.

FÍSICA
I. Cinemática: movimento retilíneo uniforme. Movimento retilíneo uniformemente variado. Queda livre. Movimento circular.

II. Dinâmica: força. A 1a Lei de Newton. A 2a Lei de Newton e aplicações. Atrito. Quedas com resistência do ar. Forças no movimento circular. A 3a Lei de Newton.

PORTUGUÊS
I. Leitura e interpretação de textos: linguagem conotativa e denotativa. Sinonímia, antonímia. Plurissignificação de linguagem.

II. Produção de texto dissertativo: serão avaliados os seguintes aspectos: coerência, coesão e clareza, ortografia, construções sintáticas, pontuação, acentuação gráfica, estrutura da dissertação. Parágrafo, estrutura do parágrafo, ideia central.

III. Morfossintaxe: período simples (termos da oração); período composto (coordenação e subordinação).

IV. Colocação pronominal.

V. Regência.

VI. Concordância.

VII. Funções do “que” e do “se”.

MATEMÁTICA
I. Noções de lógica: conectivos, conjunção, disjunção, implicação e equivalência. Tabelas – verdade – negação.

II. Conjuntos: caracterização, subconjuntos, operações – propriedades.

III. Conjuntos numéricos:N, Z, Q, R e C, operações propriedades.

IV. Relações e funções: Relação binária, funções – definição, elementos de uma função, crescimento, paridade, tipologia, funções definidas por várias sentenças, gráficos.

V. Funções polinomiais: função constante, função afim, função do 2o grau – conceitos, propriedades e gráficos, equações e inequações do 1o e 2o graus.

VI. Função modular: definição, propriedades e gráficos, equações e inequações modulares.

VII. Função exponencial e função logarítmica: conceitos, propriedades e gráficos. Equações e
inequações exponenciais e logarítmicas. Logaritmos decimais e neperianos.

VIII. Sequências numéricas: sequências, estudo da progressão aritmética e da progressão geométrica.

IX. Tópicos de geometria plana: conceitos primitivos. Ângulos, triângulos – congruência,
semelhança, relações métricas, quadriláteros, polígonos regulares, circunferência, círculo, perímetros e áreas de figuras planas, razões trigonométricas – leis dos senos e leis dos cossenos. Noções básicas de estatística, matemática financeira.

QUÍMICA
I. Introdução ao estudo da Química: substâncias e misturas. Sistemas homogêneos e heterogêneos. Transformação da matéria. Desdobramento de misturas.

II. Estrutura Atômica: modelos Atômicos de Thompson, Rutherford, Rutherford-Böhr e Atual. A identificação dos átomos. Os estados energéticos dos elétrons. Distribuição eletrônica.

III. A Classificação Periódica dos Elementos: a classificação Periódica Moderna. Classificação dos Elementos. Propriedades Periódicas.

IV. Ligações Químicas: ligação iônica e ligação covalente. Número de oxidação. Forças (ou ligações) intermoleculares.

V. Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos: definição, notação, nomenclatura e principais reações.

VI. Reações Químicas: classificação e balanceamento de equações.

VII. Leis das Reações Químicas: leis ponderais e volumétricas. Massa atômica, massa molecular, mol, massa molar e volume molar.

VIII. Cálculos Químicos: cálculo de fórmulas e Estequiometria.

FÍSICA
I. Cinemática Escalar: estudo do Movimento Uniforme (MU). Movimento Uniformemente Variado (MUV).

II. Cinemática Vetorial: vetores e grandezas vetoriais: cinemática vetorial e movimentos circulares.

III. Dinâmica: os princípios fundamentais e suas aplicações: leis de Newton; aplicações das Leis de Newton; forças em trajetórias circulares.

IV. Trabalho e Potência: trabalhos de uma força constante e de uma força variável. Trabalho da força elástica. Potências média e instantânea. Rendimento