Finalistas da Olimpíada Brasileira de Física

O aluno Matheus Leão está entre os 17 alunos classificados para a fase final da Olimpíada Brasileira de Física e, se aprovado, participará da competição internacional. Ele é o único representante do Estado do Piauí e, atualmente, cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Educandário Santa Maria Goretti. Matheus participa da OBF (Olimpíada Brasileira …   Read More

olimpiada-fisica

O aluno Matheus Leão está entre os 17 alunos classificados para a fase final da Olimpíada Brasileira de Física e, se aprovado, participará da competição internacional. Ele é o único representante do Estado do Piauí e, atualmente, cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Educandário Santa Maria Goretti.

Matheus participa da OBF (Olimpíada Brasileira de Física) desde 2010, quando ainda fazia o 9º ano do Ensino Fundamental. Desde então tem se dedicado intensamente para chegar à competição em nível internacional.

A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que recebe o apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e seus objetivos são despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes os aproximando da universidade, além de identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para a OIF (Olimpíada Internacional de Física) e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Caso seja classificado para a OIF, esta não será a sua primeira viagem internacional, pois Matheus é bolsista do Instituto Goethe, uma instituição de ensino da língua alemã para alunos brasileiros e que todo ano promove uma viagem para Alemanha.

O coordenador de Física do ESMG, Frankhiélio Lopes, disse que, de todos os alunos do Educandário que já participaram da OBF, Matheus foi o que chegou mais longe. Ele ainda destaca o papel da escola em uma competição desse nível: “nós oferecemos aos alunos participantes uma jornada de aula e de atividades extraclasse, com um nível de questões mais elevado do que os vistos em sala de aula”.

Tags:

Join the Conversation